A Responsabilidade e sua, Homem!

Não seria controverso afirmar que o Brasil (assim como os Estados Unidos) está uma crise cultural. As instituições do casamento e da família estão em desordem. Divórcio, adultério, homossexualidade, confusão de gênero, anarquia sexual e falta de autoridade são apenas alguns dos sintomas que resultam dessa tragédia. Nenhuma sociedade pode ser saudável quando a família, a mais básica das instituições, está em confusão. Há esperança? Sim. Como podemos nos recuperar?
Nós certamente não podemos nos recuperar persistindo no mesmo curso. Não podemos culpar as mulheres e as crianças. Não precisamos de mais um filósofo para dar a sua opinião que contradiz o “grande pensador” precedente. Também não podemos continuar pensando que todo homem pode ser um “deus” e fazer o que é certo segundo sua própria mente. Precisamos de um padrão objetivo e autoritativo para nos guiar. Nós temos essa instrução autoritativa na Palavra de Deus.
O caminho bíblico para a recuperação é claro. Alcançar os homens. Por quê? Os homens têm o dever e a responsabilidade de defender o casamento e a família. Eles devem ser os pastores da família, e, se os pastores falham, as ovelhas se extraviam.
Aonde os homens foram durante esta crise cultural? Assim como o primeiro Adão, eles falharam em cultivar e proteger o que era a sua responsabilidade dada por Deus. Deus colocou o homem no jardim para cultivar e nutrir o jardim, a fim de que ele desse frutos para a glória de Deus (Gn 2.15). Ele deveria ter domínio, como um pequeno senhor, sob o grande Rei de toda a criação. Ele deveria ser o servo do Senhor na terra. Quando um homem “cultiva” ele nutre, edifica, delicadamente guia e governa para a glória de Deus. Quando age essim, ele está começando a voltar à ideia da verdadeira masculinidade. Quando acrescentamos o outro ingrediente de “guardar”, temos a imagem completa. Um homem deve proteger e conservar e continuar a vigiar e manter o que Deus colocou sob seus cuidados.
Os homens devem ser líderes-servos de muitas maneiras. Homens são colocados no casamento e hão de ter famílias. Eles têm a responsabilidade diante de Deus de cultivar e guardar o coração e a vida inteira de sua esposa e filhos. É nessas relações que eles têm a responsabilidade de fazer com que o amor a Deus e aos outros seja mantido. Um verdadeiro homem percebe que, quando há problemas em seu casamento e família, ele é o maior responsável por assegurar que eles sejam resolvidos. É uma coisa terrível ser um homem, pois Deus lhe deu uma enorme responsabilidade.
Ser um verdadeiro homem é ser alguém responsável diante de Deus. Quando o pecado entrou no mundo, foi a mulher quem havia sido tentada. A quem Deus chamou para assumir a responsabilidade por aquilo? O homem (Gn 3.9). Por quê? O homem havia falhado em cumprir sua responsabilidade como senhor e protetor do jardim.
Quando Cristo veio ao mundo, ele viveu exatamente o que Adão falhou em realizar. Ele assumiu plena responsabilidade por sua noiva e sua família. Ele entregou a sua vida para que eles tivessem vida. Este é o retrato mais verdadeiro e fiel da masculinidade espiritual. Infelizmente, a masculinidade não é mais identificada com Cristo. A masculinidade foi manchada e conformada à opinião pública. Ela precisa ser transformada e reformada, conduzida de volta ao padrão definitivo da Palavra de Deus.
Não é suficiente fazer cartazes e simplesmente protestar nas ruas. Não é suficiente dizer ao mundo que você está cansado da corrupção. Se você de fato deseja ver o mundo transformado, então torne-se um homem bíblico, um homem que entende o significado da verdadeira masculinidade.
Quando falhamos em ser o tipo de homens que devemos ser, é em Cristo que podemos encontrar perdão e restauração. É também nele que aprendemos a nos levantar e a continuar na batalha para sermos líderes-servos responsáveis para a Sua glória e para o bem da humanidade.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s